É uma prática da Psicologia voltada para ajudar pessoas a fazerem escolhas conscientes e responsáveis sobre sua trajetória profissional, seja no início da vida adulta, em momentos de transição ou reconversão profissional.
É um processo que permite ajudar o indivíduo a:
Se conhecer melhor (valores, interesses, habilidades, personalidade);
Explorar possibilidades profissionais e ocupacionais;
Tomar decisões profissionais mais autênticas e alinhadas ao seu projeto de vida;
Lidar com dúvidas, angústias e pressões sociais relacionadas à escolha de carreira;
Acompanhar transições (ex: mudança de área, desemprego, aposentadoria);
O processo começa com uma entrevista de levantamento da história de vida e da experiência escolar, com o objetivo de conhecer o contexto do entrevistado e suas vivências relacionadas à vida escolar.
Testes de interesses, aptidões e personalidade é uma ferramenta utilizada por psicólogos para compreender melhor as características e o potencial de um indivíduo.
São processos complexos que requer um psicólogo qualificado para garantir a validade e a ética da avaliação.
São práticas que combinam a reflexão com a experiência direta, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo. Elas são utilizadas para desenvolver habilidades socioemocionais, como comunicação, empatia e trabalho em equipe, através da participação em situações que simulam o dia a dia ou o ambiente de trabalho.
A orientação profissional, quando conduzida por um psicólogo, inclui a discussão sobre o mercado de trabalho e diferentes profissões, com o objetivo de ajudar o indivíduo a tomar decisões informadas e alinhadas com seus interesses e valores. Essa discussão envolve a avaliação de habilidades, aptidões e valores pessoais, assim como a investigação do mercado de trabalho e das características das diversas profissões
Elaborar um projeto de vida pessoal e profissional envolve identificar seus valores, paixões e metas, e criar um plano de ação para alcançá-los.
O processo inclui autoconhecimento, definição de objetivos claros, desenvolvimento de estratégias e adaptação às mudanças.
Estes processo podem ser com atendimentos individuais ou em grupo, podendo ser finalizado em até 10 sessões, dependendo de cada pessoa
Ao final é efetuado um relatório para a reunião de Devolutiva e Encerramento para consolidar o processo e fornecer devolutiva formal, com um parecer de orientação profissional (se aplicável), discussão sobre próximos passos, e Carta para si mesmo/a (sobre o que aprendeu e deseja para o futuro).